8 de janeiro de 2020

Medalha de Honra da Cidade



"Informação
Recebi ontem a noticia, directamente do Presidente da Camara Municipal de Torres Novas e logo após a respectiva sessão ter terminado. de que me foi decidida atribuir a Medalha de Honra da cidade.
Cerimónia a marcar em modo, data e ocasião ainda a definir.
Nao é a primeira Honra no género que me é conferida nesta vida de andarilho. A própria Soc. Portug.ª de Autores, entre outras Instituições já o fizera há um ano e pouco por Merito de Vida e Obra; e é sempre complicado conquistar prémios inter pares do mesmo oficio.
Mas esta distinção agora é - e seria sempre - especial, pois, como se diz, santos de casa nao fazem milagres.
Daqui sempre sai e e aqui voltei nas minhas andanças pelo país e pelo Mundo. Daqui fiz centro de vida. Riachos, Torres Novas, Alto Ribatejo, zona Templária, centro e coração deste velho Portugal. Meu planeta privado dentro desta Pátria q amo e me calhou em festa.
Embora sendo natural de Lisboa, sempre optei por divulgar a minha condição de Ribatejano e o nome da minha terra adoptiva por toda a parte.
Gostei especialmente de saber da unanimidade no voto. Significa abrangência e maturidade. Significa q finalmente se entenda a minha cruzada por uma cultura da ternura, da paz e da serenidade, perlada com a ironia possível, a justiça social e a elevação, promovendo a busca intuitiva e dirigida ao Conhecimento, ao Estudo e as Ideias, com seriedade. E a minha enorme entrega a esta profissão, talvez.
Nunca regateei esforço em palco. Dei o meu melhor. Sempre.
Um autor nao faz nem estradas nem pontes. Nao deixa por aí prédios nem monumentos. Deixa emoções e memorias; deixa noites na memoria, arrepios de poesia e a musica q compôs uma vida fora.
Mas deixa-os no coração dos q a ouviram e entenderam, espero. Porque a Obra é sempre mais importante que o Autor. Essa fica. Era o momento. Gostei de saber. Fico Honrado.
A todo o executivo e ao Município de Torres Novas o meu Obrigado"

08-Jan-2020
Fonte – Pedro Barroso 









Sem comentários:

Enviar um comentário